150 dias sem comprar

fc3ad240499da6036316c0bb3eb6477f

Logo nos primeiros dias do ano dei de cara com um snap da @projetojujupanicat – Julia Ferreira, falando sobre um projeto que estava aderindo às metas do ano. Nada menos do que ficar os primeiros 150 dias de 2016 sem comprar!

Ela falava sobre o quanto gostaria de fazer mais do que tem conseguido, como viajar mais, mas os gastos com supérfluos acabam fazendo com que o dinheiro que poderia estar rendendo, sumisse da conta bancária num piscar de olhos! Júlia também falava sobre estar próximo ao seu aniversário (que foi no final de janeiro) e que quando perguntavam o que ela gostaria de ganhar de presente a resposta era difícil, justamente porque julgava já ter “tudo”. Tudo que precisava, pelo menos.

Isso me fez refletir bastante e a imediatamente aderir ao projeto. Primeiro porque finalmente encarei o processo moroso, doloroso e difícil (deixa eu ser redundante nas palavras, a situação permite) no setor financeiro que tenho tentado finalizar como resultante do meu desequilíbrio na área. Esse consumo impulsivo que faz com que a gente compre sem precisar, sem perceber e sem tomada de consciência do quanto isto interfere no todo! Segundo porque, justamente por estar com essa percepção, resolvi que meu 2016 deveria ser diferente e que eu precisava fazer coisas que me trouxessem essa paz que eu não tive em 2015 e que tanto preciso pra vida! Além de poder realizar sonhos/planos que tenho “arquivados” e quase sempre custam alguma coisa.

Parte disso já está sendo trabalhado em terapia, mas eu sentia falta de algo mais palpável e visual. Então hoje completamos 45 dias de projeto! A ideia é a seguinte: somente comprar o que for necessário, sem supérfluos ou impulsividades; as exceções devem ser realmente exceções; cartão de créditos ou débito não deverão ser usados ou se forem, somente com as exceções, desta forma o dinheiro passará a render.

No meu caso, irei viajar no meio do projeto, no início de abril e a passagem ainda não foi comprada. Além disto, existem algumas coisas (poucas) que estão atreladas à dieta que faço com acompanhamento nutricional. Então estas são pequenas exceções: passagem, omega 3, whey protein, alimentação, medicação ou produtos que eu precise repor QUANDO acabarem (shampoo, maquiagem etc).

É fácil? Não mesmo! A gente acaba percebendo que tudo envolve grana! E que economizar exige muito mais de nós do que estamos dispostos na maioria dos casos. Mas é possível.

Esta época do ano é tensa porque existem milhares de promoções, lojas com descontos, oportunidades de comprar algo que você muito queria com o preço bem abaixo do que encontrava antes… Então fica parecendo que você tem perdido as oportunidades da sua vida. Mas não tem! Até porque estando nesse projeto, preciso me perguntar se eu REALMENTE preciso daquilo. Quase sempre a resposta é do tipo “não, mas eu queria por isso, isso ou isso…”. Querer não é precisar! E eu vou aprendendo isso na marra!

Esses dias uma loja esportiva estava com uma ‘promoção’ de acúmulo de 10 pontos para cada R$ 1,00 gastos em um programa de fidelidade aérea que tenho conta. O Whey que uso/tomo estava lá, pelo mesmo valor que costumo comprar ~ao vivo, mas acumularia 1999 pontos no tal programa! Pensei, repensei, cheguei a pegar o cartão de créditos… Mas daí lembrei que o whey que tenho ainda não acabou e deve render mais umas 2 ou 3 semanas, não faz sentido comprar agora. Eu sofro, mas tenho levado a sério!

O fato de não estar comprando por si só já é uma evolução tremenda, principalmente porque a conta bancária aos poucos vai melhorando o saldo. O projeto vai até o final de maio e o “prêmio” por conseguir (porque eu acho que consigo) vai ser trocar de celular, algo que tenho tentado ha mais de um ano, sem conseguir.

Além disto, acredito que o maior prêmio vai ser a tomada de consciência e o controle/entendimento desses impulsos. Vamos ver como vão ser os próximos dias e, principalmente, como vai ser a viagem que vai acontecer em abril!

Deixe um comentário

