Projeto #TaahMagra

Eu lembro bem do dia, embora a conversa já esteja perdida na minha memória falha. Dezembro de 2012, dia 05. Um amigo e eu relatavamos a nossa insatisfação com o corpo, com a disposição, com as roupas e resolvemos fazer uma aposta: durante um mês quem perdesse mais quilos, ganhava. O quê? Um jantar/rodízio de sushis, massas e carnes. Aposta de gordo é sempre comida kkk

Eu não faço a menor ideia de quanto cheguei a pesar, no auge do sobrepeso, mas foi muito mais do que eu gostaria de saber! Morria de medo de balança, tinha pavor de exercício, era super sedentária e começava a apresentar um comportamento muito isolado, sem vontade de sair, de me arrumar. Provavelmente minha saúde também não estava nada boa, mas para isto eu também não me movia para saber.

2012-08-12 17.15.27
2012

Na minha casa tinha uma esteira e, como na maioria das casas, servia para tudo menos para praticar exercício físico! Era cabide, encosto, acumulador de poeira, e as vezes até tapete, para onde se colocava o que deveria não aparecer no chão rs

Comecei limpando a bendita e baixando um aplicativo que iria me ensinar a correr, mas muito devagar. Cortei as frituras, as pizzas e massas em geral, além da bebida alcoólica. Troquei o arroz branco pelo integral e fiz o mesmo com o pão. Consumia produtos light. Durante o processo me via evoluindo bem aos poucos. Caminhar me causava um formigamento enorme nas pernas, inchadas. Trotar os 30 segundos que o aplicativo recomendava já quase no final do primeiro mês parecia que ia me levar à morte súbita! Mas não desisti.

No final da aposta, havia perdido 4 kg e meu amigo pouco mais de 3 kg, o que me tornou vencedora e teoricamente eu ganharia o tal jantar, mas dispensei porque não queria engordar tudo novamente em uma noite.

No Facebook encontrei um grupo de discussão de uns treinos por vídeos, desses que a gente baixa e faz em casa sem uso de nenhum aparelho ou acessório, apenas movimentos do corpo e com o corpo. Resolvi tentar o Insanity, exercício bem insano mesmo rs. A duração dele era de 60 dias e cheguei a concluí-lo em uma das vezes que comecei o treinamento. Depois mudei para o Focus T-25, criei um grupo de whatsapp com 30 e tantas pessoas para trocar experiências e o grupo foi passando por aquele processo natural de evolução rs e ficamos em 8, as fortes, que levaram o treino até o fim e, como prêmio, nos tornamos grandes amigas!

Ao longo destes 4 anos emagreci, engordei, emagreci de novo, estanquei no peso, busquei ajuda de uma nutri, não segui o cardápio, desestimulei, voltei a me motivar, perdi e ganhei, enfim… Fiquei nesse efeito sanfona louco! Comecei com 79 kg e cheguei a pesar 65 kg. Meu objetivo inicial era alcançar os 64 kg, porém jamais havia chegado nele: sempre me sabotava.

IMG_1465
2014

Em 2015, além de várias situações estressantes, voltei a casa dos 71 kg, algo que fazia mais de um ano que não acontecia. Como a maioria das pessoas, imaginei que não poderia engordar tanto, mas se você volta a comer como uma louca, óbvio que o corpo responde. Sofria, continuava com meus treinos em casa e nada do peso baixar!

Depois de enjoar dos treinos em vídeo, de começar a correr e ser obrigada a parar algumas vezes por sentir dor, de voltar a treinar e ter aquela sensação de começar do zero e desistir… Resolvi que pre-ci-sa-va mudar minha estratégia, então me matriculei numa academia.

Já havia malhado antes, mas nunca com personal ou com o objetivo ferrenho de levar minha saúde e vontade de emagrecer tão sério. No dia 16/07 me matriculei e no dia seguinte comecei a malhar. Numa sexta feira! Sabia que se deixasse para segunda, já estaria burlando minha ideia de levar aquilo a serio. Porém a alimentação não estava legal. No final de julho marquei uma consulta com a nutricionista, que só tinha vaga para setembro, após meu aniversário e após uma viagem que eu estava prestes a fazer.

Ferias e alimentação desenfreada não combinavam e eu não suportava a ideia de chegar à consulta com mais peso do que eu estaria e ainda por cima ser chamada atenção sobre os efeitos que aquele acumulo de gordura tinha na minha vida. Porque eu sabia que a falta de vergonha na minha cara era grande rs

Então no primeiro dia de agosto resolvi que cortaria doces (meu ponto fraco), álcool e massas, comeria integrais, nada ou quase nada de industrializados, faria exercícios todos os dias que fosse possível e ~tomaria muita vergonha na cara, porque ninguém poderia assumir por mim a responsabilidade dos meus atos e eu simplesmente não poderia esperar ate setembro para mudar!

IMG_2219
Natal – 2015

Nesse período até a primeira consulta com a nutricionista, incluindo as férias, emagreci cerca de 3 kg, sendo que durante as ferias não engordei nenhum (mas fiquei um pouco inchada)! Foi uma vitória enoooorme pra mim! Vi o quanto eu poderia me levar a serio, independente do mundo que está a minha volta que não compreende muito bem o que essa decisão impacta na sua vida. Ate porque, quem tem que tomar e seguir com a decisão sou eu! Enquanto responsabilizasse o outro, jamais iria alcançar meus objetivos, e eu estava decidida quanto a não querer mais jogar pra fora o que era meu!

Depois de ir pra nutricionista e seguir os treinos firmemente, vi o corpo e a vida mudar! Acreditar que consigo, foi uma das maiores conquista, mas óbvio que o corpo mais magro, em processo de definição, é algo que me motiva cada dia que passa.

Meu primeiro plano semestral na academia estava chegando ao fim e se antes eu malhava 3x por semana, quando renovei meu contrato optei por ir malhar todos os dias! Sempre falava que odiava academia, que jamais faria, que iria enjoar, mas hoje agradeço por ter pagado a língua e mudado de ideia a ponto de dizer que sou apaixonada pelo que faço! O apoio e instrução de um personal foi e é imprescindível pra mim!

12226379_10207928598362412_1967510724_n
2015

Em resumo, desde 2012 perdi mais ou menos 14 kg na balança. Depois de começar a ter o acompanhamento com a nutricionista, eliminamos 4,6 kg de gordura, o que resultou em uma perda de 6% de gordura. Tenho seguido os treinos e a dieta como nunca antes havia feito. Após o carnaval tenho consulta de retorno com a nutri, então vamos aguardar atualização desses números. Tem tanto chão pela frente ainda! Mas tenho aprendido com os erros, com os excessos, percebendo como eles afetam meu corpo de toda forma, dando mais valor ao que resolvo comer fora da dieta, sendo seletiva e menos impulsiva. E isto tem me feito um bem danado!

Anúncios

2 comentários sobre “Projeto #TaahMagra

  1. Olá Talita, fico feliz por você e torço para que alcance seus objetivos, sempre com atitudes saudáveis.
    Acho que posso ajudá-la na questão da atividade física. Sou Luciana Santos, educadora física e personal trainer e estou criando vídeo-aulas no meu canal do youtube.Boa sorte em sua jornada 😉

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s