Viagem: O melhor do Rio

Por namorar um carioca, desde 2013 viajo algumas vezes por ano para o Rio de Janeiro, terra que eu amo de forma absurda, não dá pra negar. Em cada viagem exerço meu lado turista, mas também busco novos lugares, aqueles que não estão nos sites como indicação certa/selo turístico!

Resolvi listar aqui, sem ordem de preferência, apenas os meus lugares favoritos conhecidos até hoje. Tem muita coisa legal que pretendo fazer e conhecer no RJ, mas há tempo para isto. Vão reparar que as praias não estarão nas listas por um motivo muito simples: não sou de praia! Detesto areia, detesto aquela sensação de estar ~preguenta de suor, de brisa, argh. Praia boa é a praia do Ceará, com as barracas na sombra, o garçon te atendendo e você longe do sol! haha

Fui pegar meu HD externo para separar algumas fotos e pude perceber uma coisa: sou uma turista meia boca ¬¬’ Vou, conheço, curto e foto que é bom, quase não tiro! Tenho que melhorar isso, produção.

1. Parque Lage

1

O que dizer desse lugar incrível? Fica aos pés do Cristo Redentor, ao lado do Jardim Botânico, tem um café sensacional (que sei por ouvir falar… no dia que fomos estava lotado!). O contato com a natureza é absurdamente enriquecedor e o passeio rende milhares de fotos lindíssimas.

2. Escadaria Selaron

2

O centro do Rio, arrisco dizer, que é um dos lugares por onde mais gosto de dar umas voltas. Embora seja um ~pouco perigoso. No início da subida para Santa Tereza (um bairro LINDO de lá, que ainda não conheci completamente, mas que em breve virará post no blog) tem uma escadaria famosa pelo colorido lindo que tem! Fica bem próximo aos Arcos da Lapa, mas é meio escondido. Dá pra conhecer como ela foi feita pelos azulejos, trazidos de vários lugares do mundo. É de tirar o fôlego, de tão bonito!

3. Urca/Mureta da Urca

5

Taí um lugar que, se eu não tivesse sido apresentada por quem mora lá, não sei se conheceria turistando, embora seja um lugar muito indicado. O “problema” é que quando se busca pelo local, o que mostram logo de cara é um bar que fica lá, mega agitado, caro e disputadíssimo. Sou do time que gosta de tranquilidade (por isso a ida ao Cristo Redentor não está na lista, já que estava entupido de gente e a experiência não foi tão boa). A parte da Mureta da Urca que eu mais gosto é a “pobreta”, como é conhecida, que de pobre não tem absolutamente NADA! Tanto de dia, quanto a noite o visual é lindo e vale a pena “gastar” umas horinhas por lá. Se gosta de beber, é só atravessar a rua e ir ao bar que tem em frente. Você pega a cerveja, atravessa a rua de volta e beber com essa vista horrorosa #sqn. O pôr do sol de lá é incrível!

4. Pão de Açúcar

4

Dispensa comentários! É um passeio lindo, mesmo quando o dia está nublado (o que não é algo que o carioca goste). A vista lá de cima é de te deixar um pouco “estátua”, só admirando. A subida é rápida se você não pega fila. É um passeio caro, mas vale a pena porque quem vai ao RJ e não vai conhecer um dos principais pontos turísticos? Nem eu, que sou turista meia boca.

5. Centro do RJ – Bondinho de Santa Tereza e Praça Mauá.

7

Esses dois ficaram no mesmo tópico por serem no centro de lá. A primeira foto foi tirada depois que voltamos do passeio no bondinho. Como ele ainda está em fase de testes, funcionando das 11:00 as 16:00 todos os dias, gratuito, e como chegamos já quase 15:30, subimos e descemos no mesmo bonde, que era o último. Por este motivo não conheci ainda Santa Tereza rs. Fica próximo à Catedral Metropolitana, por trás do prédio da Petrobrás, aquela do roubo… A segunda foto é na Praça Mauá, que dei sorte de visitar no final de semana em que foi inaugurada. Nada disso existia lá, passava um viaduto “em cima dela”, era feia, abandonada, perigosa. Virou queridinha dos cariocas. E o Museu do Amanhã ao fundo ainda não tinha sido inaugurado. Já fui depois da inauguração e só tenho um conselho: deixa todo mundo ir e depois quando não tiver fila, você vai. Definitivamente não vale a pena passar quase duas horas numa fila pra ver o que ele tem a apresentar (que é lindo, é legal, é interessante… mas pelamordedeus! 2 horas numa fila? Nem pra comer em algum lugar muito bom!)

6. Petrópolis

3

Com certeza Petrópolis, cidade que fica ha uns 70km do RJ, é o meu lugar preferido no mundo, pelo menos até hoje! Além de ser linda, ter um clima maravilhoso, lugares de tirar o fôlego, ainda te proporciona uma experiência histórica incrível! Sensação de se sentir DENTRO de um livro de história. Se eu tivesse que escolher um lugar no mundo para morar, não tenho dúvidas que este seria o que viria primeiro na cabeça. Mas claro, é um sentimento muito meu. Conheço pessoas que não tem esses amores todos pelo lugar não… mas eu amo ❤

7. Centro Cultural do Banco do Brasil – CCBB

 6

Primeiro, eu AMO essa claraboia, sério! Da vontade de deitar e ficar olhando pra ela por horas. Segundo, é um dos lugares que mais me proporcionou experiências inesquecíveis, principalmente no quesito exposições (Kusama, Castelo Ra Tim Bum…), além de um dia em que fui para la “passar o tempo” e dei de cara com um festival de harpistas. Passei quase 2 horas escutando/vendo/admirando um show de uma moça que estava tocando tão lindamente uma harpa que mal vi o tempo passar.

8. Jardim Botânico

IMG_9297

E por último, como não lembrar no final da novela Por Amor ao dar de cara com essas palmeiras imperiais? No dia em que conheci o JB estava quente, eu estava de ressaca e cansadinha, mas o passeio foi muito bom. Acabei não conhecendo ele todo, que é enorme. Então é melhor ir disposta e depois de ter dormido bem rs. São milhares de espécies de plantas, vários “ambientes” diferentes, galera praticando alguma atividade ao ar livre e te deixando com inveja… Vale a pena.

Óbvio que existem milhares de lugares que poderiam entrar na lista, mas estes são realmente os que mais gosto. Acrescenta só o Starbucks e os shoppings, que são sempre parada obrigatória hahaha

Deixe um comentário

